quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Um pouco de Freakonomics!


O livro Freakonomics (veja aqui) fez, e ainda faz, relativo sucesso nas livrarias. Ele trata de utilizar dados e economia para enxergamos as coisas de uma forma diferente. É dele a controversa tese de que o que diminuiu a criminalidade nos EUA foi a liberalização do aborto e não as políticas anti-criminalidade (que, claro, tiveram sua contribuição). Isso tudo baseado em números.

Me lembrei desse livro ao ler o artigo do Roberto Pompeu de Toledo na Veja desta semana. Há alguns pontos interessantes como no parágrafo "Como o país é monotemático, ninguém está hoje falando de segurança pública. Fala-se de crise da aviação, assim como antes se falou de Renan Calheiros e antes ainda da empreiteira Gautama. Será preciso aguardar outro episódio como o do menino João Hélio para o assunto voltar à tona. Então esqueceremos os aviões, os aeroportos e o grooving e aos poucos tudo voltará como dantes em Congonhas, na Anac e nas salas de controle de vôo.". Abaixo, outros que destaco:

"Recentemente, ele preparou um estudo sobre o Rio de Janeiro. Para citar apenas um dos dados que ilustravam esse trabalho, a cidade do Rio concentra 37% da população do estado, 42% dos homicídios, 64% dos furtos e roubos de veículos e 64% dos assaltos a pedestres – mas são mantidos em seus limites apenas 6 000 dos 38 000 PMs fluminenses, ou 16% do total. Mais fascinante, só outra descoberta recente de José Vicente – a de que o governo do Ceará vai comprar 300 luxuosas Toyota Hilux para sua polícia. "Não conheço polícia americana que tenha um carro desses", ele comenta. O dinheiro a ser gasto, segundo José Vicente, daria para comprar 1 000 viaturas comuns."

Leia o artigo todo aqui.

Nenhum comentário: