quinta-feira, 30 de agosto de 2007

iPhone - O desbloqueio made in Brazil


O analista de sistemas paulista George Kharrat, 26 anos, diz ser o primeiro brasileiro a desbloquear um iPhone. Ele usou o método criado pelo adolescente americano George Hotz. Mas não é tarefa para qualquer um: é preciso abrir o iPhone, entender um pouco de computação e ter bastante coragem, porque a brincadeira pode terminar com o aparelho quebrado.

E, é claro, é preciso ter um iPhone na mão. Kharrat comprou o dele em Nova York, em julho, numa viagem de férias com a família. Estava usando o aparelho como tocador de MP3 e acessando a internet por redes Wi-Fi. Mas, desde a madrugada de segunda, depois de uma cirurgia que levou quatro horas, ele já consegue usá-lo também como telefone. Os incrédulos podem conferir a demonstração no Youtube.

Uma das provas de que esse método de desbloqueio não é para qualquer um é o fato de que Kharrat já tem alguma experiência no assunto. Ele já tinha feito o mesmo com aparelhos de outras marcas. "Mas o iPhone é muito mais complexo, pois ele se comporta como um computador." Ele diz que esperava gastar duas horas no procedimento, mas levou o dobro. "Além de várias latinhas de Red Bull e muita concentração". Kharrat vinha seguindo as discussões online com interesse. "Surgiu uma espécie de tropa de elite de gente querendo furar o bloqueio. Era quase birra", diz ele, com referência ao acordo da Apple com a AT&T, que era, até alguns dias atrás, a única operadora em que o aparelho funcionava. Quando surgiu um método comprovadamente eficaz, decidiu tentar.

O passo-a-passo está descrito em português no site que Kharrat criou, o iPhonemodbrasil, ou em diversos outros, com mais detalhes, em inglês. Kharrat, que diz que não é fã da Apple -- muito pelo contrário, ele diz que "odiava" os produtos da empresa --, tem outros quatro na fila para o desbloqueio, todos de sua família. Ele não pretende fazer o serviço para outros. Mas nem todas as esperanças estão perdidas. Se você está se coçando para ter o aparelho eletrônico mais hypado de todos os tempos, pode comprar o iPhone de Kharrat. Ele está à venda no Mercado Livre, em um leilão. Na tarde de hoje, o preço estava em 3 050 reais. Fui checar o link e, para minha supresa, o produto desapareceu. Liguei para Kharrat de novo. Ele recebeu uma proposta de 4 000 reais, em dinheiro, e vai vender o iPhone.

Quem não quiser correr o risco de estragar seu precioso gadget pode esperar alguns dias pelo software que promete fazer o mesmo de forma mais, digamos, indolor. Quem ainda não tem um iPhone só precisa ter um pouco de paciência. O gênio saiu da garrafa. Agora, ele vai se espalhar pelo mundo muito antes do cronograma estabelecido pela Apple.

Publicado em 29/08/2007 - 17:15

Nenhum comentário: