terça-feira, 7 de agosto de 2007

Usina Santa Elisa é a Empresa do Ano


EXAME A Usina Santa Elisa foi escolhida pela revista EXAME a Empresa do Ano na 34ª Edição de MELHORES E MAIORES. O prêmio foi entregue na noite desta terça-feira ao presidente do conselho de administração da Santa Elisa, André Biagi, durante cerimônia realizada no Teatro Alfa, em São Paulo.

Com um faturamento de 361 milhões de dólares e um lucro líquido ajustado de 24 milhões de dólares no ano passado, a empresa conseguiu aproveitar o boom mundial do etanol para tornar-se uma potência da energia limpa.

Controlada pela família Biagi, a usina venceu uma disputa com a Cosan e a Bunge e, em fevereiro, conseguiu concretizar sua fusão com a usina Vale do Rosário. A união das duas empresas com mais quatro usinas controladas criou a Santelisa Vale, o segundo maior grupo sucroalcooleiro do Brasil, menor apenas que a Cosan. Entre seus investidores estão a Global Foods, o fundo de investimento Carlyle e o banco Goldman Sachs.

Na edição 2007 de MELHORES E MAIORES, foram premiadas um total de 18 empresas: Clique aqui para ver.

Todas as empresas premiadas foram escolhidas por EXAME a partir de um conjunto de critérios definidos em conjunto com a Fipecafi (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras, da Universidade de São Paulo). Dados de mais de 3.500 empresas foram avaliados. Todas as informações foram obtidas em demonstrações contábeis das empresas publicadas no Diário Oficial dos estados até o dia 15 de maio ou enviadas para a análise de MELHORES E MAIORES. Empresas de porte significativo que preferem não divulgar resultados tiveram seu faturamento estimado por analistas.

A cerimônia de premiação das melhores empresas do país, que faz das comemoração dos 40 anos de EXAME, contou com a presença dos mais importantes empresários brasileiros, do ministro da Fazenda, Guido Mantega, e do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles e também do presidente da Editora Abril, Roberto Civita.

Nenhum comentário: