quarta-feira, 5 de março de 2008
Friboi - Dinheiro e Estratégia
Conheço pouco a Friboi, mas as notícias sobre seu recente apetite internacional (postei algo sobre a compra da Swift) e o embargo europeu à carne brasileira me levam a pensar em duas coisas: dinheiro e estratégia.
O preço da carne está nas alturas, nosso faturamento está uma beleza (além de uma boa capitação na Bolsa) e algumas empresas nos mercados "maduros" estão mal das pernas. O que fazemos??? Não sabe?? E agora se eu disser que sua base produtora e exportadora está sob a ameaça de boicote?? Agora você sabe: faça como a Friboi.
Abaixo um pequeno texto do Blog do Agronegócio da Exame:
O jeito Friboi para driblar o embargo
O embargo da União Européia à carne brasileira está impondo fortes prejuízos aos frigoríficos nacionais. O que o grupo brasileiro Friboi, líder mundial no setor, faz? Compra duas empresas nos Estados Unidos e uma na Austrália. O Friboi acabou de soltar três fatos relevantes para o mercado anunciando aquisições de ativos nos Estados Unidos e na Austrália no valor de 1,275 bilhão de dólares. Nos Estados Unidos, o grupo brasileiro comprou a Smithfield Beef e a National Beef. Na Austrália, a companhia levou a Tasman. Juntas, as três empresas compradas faturaram mais de 6 bilhões de dólares em 2007 e vão agregar 16 abatedouros aos 37 que o Friboi já possui no Brasil, Argentina e Estados Unidos. Ou seja, agora com 53 plantas industriais, a empresa passa a ter mais ativos no exterior do que no país.
A agressividade da operação mostra a disposição do Friboi em internacionalizar sua produção - o que em si indica a maturidade das empresas brasileiras em expandir suas fronteiras mundo afora. Mas as aquisições ocorrem justamente num momento em que o Friboi está sofrendo com as barreiras impostas pela União Européia (que recentemente autorizou apenas 106 fazendas de gado em todo o Brasil a exportar para o bloco - o que obviamente não dá nem para o começo). Ok, o embargo é fruto de protecionismo europeu, associado à falta de empenho brasileiro com a rastreabilidade animal. Mas qual a lição do episódio? Quem pode vai expandir suas fronteiras para fora do Brasil. Ponto para o Friboi.
Mais informações no Portal da revista Exame.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário