terça-feira, 18 de março de 2008

Simuladores de Investimentos - O vencedor


Recentemente escrevi que estava estudando o Em Ação do Infomoney e o Foha Invest como opções para acompanhar o mercado de ações. Resolvi ficar só com o Em Ação.
O Infomoney colocou à disposição dos jogadores toda a sua estrutura de informações já tradicional do site. Análise Técnica, Fundamentalista, Balanços, Relatórios, etc... Tudo num só lugar. Se eu continuasse com o Folha Invest (que provavelmente vai melhorar com o tempo) teria de buscar as mesmas informações em locais diferentes.
O meu desempenho diz muito sobre meu comportamento. Acertei na hora de entrar e errei na hora de sair, aliás, errei por não sair. Já explico...
Conforme falei no outro post, reduzi meu portfólio para 10 ações e assim ter melhores condições de controlá-lo. Nesse movimento fiz algumas apostas e com o mercado indo bem subi por vários dias consecutivos. 99o lugar (estava entre os 100 primeiros!), 89o ("não acredito! Dois dias consecutivos entre os 100!"), 52o lugar ("sou um gênio das finanças mundiais a ser descoberto"). Já brincava com os amigos na empresa que cobraria pelos conselhos quando chegasse entre os Top 10. Pobre Elerson.
Não fui capaz de fazer uma boa leitura do cenário e percebi, tarde demais, que minha exposição ao risco foi muito alta. Pior, ao perceber isso (quando ainda estava na classificação número 6.550) não fiz absolutamente nada. Adotei o discurso do longo prazo. Hoje estou na 9568a posição. Há poucos degraus até último colocado (mais precisamente 488). Meu amigo Bruno previu que me alcançaria. Deve estar aos pulos em Nova Almeida... rsrsrs
Tenho a opção de desistir e recomeçar, mas não farei isso... O que estou vendo é que os últimos meses, diferentemente dos anos anteriores, não têm sido para amadores...
Vamos ver o que o longo prazo me reserva.

Nenhum comentário: