segunda-feira, 16 de junho de 2008

Inovação - como medir? Exemplo da Emerson


Meu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) para o MBA Internacional foi sobre Inovação. Os leitores mais antigos devem se lembrar...
Vez ou outra o assunto vem à tona como imprescindível para os negócios, e realmente o é, entretanto, como em muitos casos no Management, fala-se muito, faz-se pouco. Talvez por pensarmos que "inovação = grandes invenções". É muito mais que isso.
É claro que o lançamento do iPhone (lá vou eu falando de novo sobre o aparelhinho) foi uma grande inovação que certamente vem mudando a história das telecomunicações no mundo... Por outro lado, pequenas mudanças inovadoras numa linha produção podem trazer grandes ganhos.

Meu TCC consistiu em definir inovação e apresentar uma abordagem (originalmente trazida pelos autores James Andrew e Harold Sirkin no livro Payback - leia aqui um pequeno resumo do livro) que mostra que a verdadeira inovação é aquela que leva (diretamente ou indiretamente) ao lucro. Pra isso existem algumas ferramentas e métricas... Conheça o meu TCC em Effective Innovation.

E é falando em métricas que começo a associar ao que venho estudando sobre Balanced Scorecard (BSC). Dada a importância da inovação nas empresas hoje, como fazer para medí-la?
A Revista Business Week desta semana traz uma matéria sobre a Emerson Eletric (companhia pela qual nutro grande admiração) que ajuda responder a pergunta acima. Leia a matéria aqui.
Com a criação de uma diretoria para a área de inovação, a empresa mudou sua forma de medir os resultados, saindo do tradicional "## % das vendas em produtos com menos de XX anos de mercado" para algo bastante, eu diria, inovador.
Além da matéria, a revista também oferece na forma de podcast (por si só também uma inovação) uma entrevista com o Charlies Peters, Chief Innovation Officer da Emerson. Clique aqui para ouvir.
Vale a pena ler, ouvir e refleir sobre o tema. E na sua empresa, seu trabalho, como a inovação pode ser tocada?

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