sábado, 28 de junho de 2008

Resultados através das pessoas - Jeffrey Pfeffer


Nos dias 25 e 26 de junho aconteceu o Special Management Program com o Professor Jeffrey Pfeffer, da Universidade de Stanford.
Infelizmente não estive presente, mas lendo o resumo dos dois dias, tem-se alguns insights (há alguma palavra em Português que traduza fielmente "insught"?). Veja abaixo o que destaco e cliquem aqui para ler a cobertura completa.

-- Não basta ter informação e saber o que fazer, é preciso realmente fazer algo diferente”;
-- Para ele, não há nada que comprove a vantagem de dar o primeiro chute. “Você precisa ser bom, mas não precisa chegar primeiro”;
-- A Amazon.com, por exemplo, foi pelo menos a quarta empresa a vender livros no sistema on-line. A Xerox inventou o primeiro microcomputador –e não se tornou o maior sucesso nessa área;
-- O segundo pensamento convencional derrubado foi o que diz ser importante estar no setor certo para ter sucesso;
--“Você pode ser uma empresa que cresce rápido, atuando em um setor que cresce devagar, e vice-versa. O seu setor não importa”;
-- Para ilustrar essa conclusão, Pfeffer elencou os índices de retorno total dos acionistas de dez empresas apontadas pela revista Money como as melhores nesse quesito;
-- Southwest Airlines é destaque, com retorno de 26%, mesmo índice da Wal-Mart e o maior da lista da Money;
-- “A Southwest é a empresa aérea mais lucrativa dos Estados Unidos, e não é a maior delas. A única outra empresa aérea que obteve lucro em todos os últimos trinta anos foi a Singapore Airlines. Ela também não é a maior”;
-- Ao criticar as fusões, já que 70% delas resultam em fracasso, o professor pergunta: “Se as fusões falham, por que queremos realizá-las?.

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