quinta-feira, 26 de junho de 2008

Já ouviu falar na FOXCONN? (deve ter um produto "deles" na sua mão)

Sempre tive curiosidade de saber quem fabrica os produtos da Apple, pois em seus produtos vemos a inscrição: "Projetado (ou desenhado) na Califórnia, fabricado na China". De fato, provavelmente, nenhuma marca hoje em dia, produz os seus produtos.
Acontece que descobri por acaso que essa empresa é a FOXCONN (sem preconceito, percebeu quem são os funcionários na imagem abaixo?) - na verdade o nome correto é Hon Hai Precision Industry Co., Ltd.. E mais ainda, os caras fazem placas-mãe para Dell, HP, ASUS; consoles para Xbox 360, PlayStation 2 e 3, PlayStation Portable (PSP) e o Wii; celulares Nokia, Motorola e Sony Ericsson; e finalmente, iPods Nano e iPhones (o tão sonhado). Eles já produziram os MacBooks em 2006 e 2007, mas não mais... É bem possível que meu Mac tenha sido feito por umas dessas simpáticas figuras.
Penso aqui com meus botões, além de um reflexo do que o Thomas Friedman chama de "planificação" do planeta (temática do livro "O mundo é plano"), imaginem as cláusulas contratuais sobre o sigilo de informação...


No Wikipedia tem mais, clique aqui.

Nenhum comentário: