sábado, 7 de junho de 2008

Vem aí o IFRS - International Financial Reporting Standards


Faz algum tempo que ouço falar, mas informações concretas têm sido difícil de encontrar.
O fato é que, por lei, os balanços deste ano (2008) terão de ser publicados no formato IFRS e muita gente se movimenta para aprender fazer (na Wikipedia há um material interessante para iniciantes)... Já no site da Consultoria KPMG há uma seção específica sobre o tema (Clique aqui para ter acesso). Sei não, como muita coisa no Brasil, é possível que aconteça um adiamento da adoção. A ver...

O Prof. Cristovão dedica parte de seu novo site ao estudo do padrão IFRS. Vale a pena dar uma olhada, além disso, vou publicar na integra um post que encontrei no Blog da HSM. Vejam abaixo...

O Brasil rumo à harmonização dos padrões contábeis internacionais

por Julio Sergio em 06 de Junho de 2008 às 4:02 pm

Cercadas por dúvidas e incertezas, as companhias no Brasil ainda patinam na adaptação de seus balanços ao padrão internacional IFRS (International Financial Reporting Standards). Muito poucas estão realmente preparadas para adotar as novas regras contábeis, sob alegação de terem um prazo curto para fazer os ajustes necessários. Um estudo realizado pela empresa de auditoria KPMG – www.kpmg.com.br - há cerca de um mês, mostra que 48% dos executivos entrevistados não sabem que tipo de impacto essas mudanças podem causar.Um quadro preocupante, sobretudo quando a vigência das regras já acontece a partir do balanço anual de 2008. Independente se houve pressa ou não na aprovação da lei 11.638 que altera a legislação contábil brasileira, sancionada pelo presidente Lula em 28 de dezembro do ano passado, o fato é que as empresas precisam correr contra o tempo. E não adianta bater pé reivindicando maior prazo de adaptação. Desafios à parte, as mudanças são de extrema relevância e para melhor. Nos últimos anos, vimos avanços significativos em termos de governança corporativa. Os conselhos de administração passaram a desempenhar melhor o seu papel com maior eficiência. O mercado de capitais brasileiro começa a ganhar mais peso nos índices de renomados bancos de investimento, a exemplo do Morgan Stanley. Com a harmonização contábil, levaremos mais confiança aos investidores estrangeiros. Sobretudo agora que o país conquistou grau de investimento de mais uma agência classificadora. Perdoem-me aqueles que os defendem, mas os padrões brasileiros sempre foram muito incipientes. Não permitiam, sequer, bases de comparação. No entanto, existe um consenso de que é imprescindível existir um padrão reconhecidamente aceitável em vários mercados. Agregando não somente credibilidade como também transparência às demonstrações contábeis. Esta lei, definitivamente, coloca o Brasil na rota da globalização dos mercados de forma positiva, doravante, investidores interessados em avaliar empresas brasileiras, poderão utilizar as demonstrações contábeis sem necessidade de adaptações ou conciliações.

Um comentário:

Anônimo disse...

Elerson,

boa tarde!

Achei seu blog justamente pesquisando sobre o IFRS, se me permite vou deixar um link do Jornal Oficial da União Europeia onde existe uma consolidação confiável dos IRFS e dos IAS e um outro com um trabalho muito bom do pessoal da Deloitte.

No último dia 12 participei no CRC de um seminário sobre o tema com o pessoal da KPMG, mas infelizmente o material não foi disponibilizado de forma eletrônica.

Desculpe a intromissão.

Abçs

Marcos

contlucas@hotmail.com


http://www.cnc.min-financas.pt/sitecnc_IAS2.htm

http://www.deloitte.com.br/publicacoes/2007/Pocket%20IFRS.pdf