Estou lendo a versão digital da "FNQ em Revista", publicação da Fundação Nacional da Qualidade (dica de site aí do lado).
Encontrei um artigo interessante sobre Gestão por Processos... (Os que me conhecem sabem que sou um entusiasta do assunto). No texto a Sabrina Santos vai descrevendo o tema e ao final vi que ela está se dedicando ao Curso Engenharia e Gestão de Processos de Negócios. Fui logo no Google procurar saber do que se tratar e a proposta é interessantíssima.
Como estou a quilômetros de São Paulo não poderei participar, mas quem tiver curiosidade de uma olhada no programa. É uma parceria com a UFRJ. Vou ver se há algo do tipo no Rio de Janeiro.
Abaixo uma pequena descrição que encontrei na página do curso (Gestão de Processos de Negócios).
O curso está estruturado de forma a balancear uma sólida formação teórica e um conjunto de ferramentas e métodos de aplicações em Gestão de Processos de Negócios, apresentando casos reais realizados em um conjunto de empresas nacionais e internacionais, de diversos portes, que habilitem o participante a ser capaz de desenvolver aplicações práticas que dêem resultados concretos para as organizações onde trabalham.
Com base neste alinhamento entre teoria e prática, busca-se formar um profissional capaz de ser responsável pela gestão dos processos de uma organização e capaz de conduzir e acompanhar iniciativas que sejam baseadas e/ou desdobradas das discussões de processos de negócio.
O curso habilitará o participante a:
-- Pensar estrategicamente o uso da gestão de processos;
-- Estruturar projetos e conduzi-los;
-- Criticar, acompanhar, avaliar e maximizar as etapas e os resultados de projetos conduzidos por consultorias de melhoria de processos;
-- Indicar e avaliar os principais desdobramentos. Por exemplo, a melhoria de processos, a revisão da estrutura organizacional, a informatização com uso de Sistemas Integrados de Gestão (ERP – Enterprise Resource Planning , GED – Gestão Eletrônica de -Documentos, Workflow, PLM - Product Lifecycle Management, sistemas legados, etc.), a Arquitetura Orientada a Serviços (SOA – Service Oriented Architecture), a gestão de competências e do conhecimento, entre outros;
-- Possuir conhecimento sobre práticas de modelagem de processos;
-- Estruturar a organização para que esta possa operacionalizar estas ações de forma sustentável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário