segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Que segunda...


Essa vai entrar para a história. O valor de mercado das empresas negociadas pelas bolsas do mundo a fora virou fumaça. Muita gente, mas muita gente mesmo, perdeu dinheiro. Pior, muita gente perdeu o emprego. As cenas de funcionários do Lehman Brothers saindo dos escritórios carregando seus pertences em caixas foi o sinal do fim de uma era (e de vários empregos).
Os relatos que lia ontem à noite mostravam um final de semana nervoso e o que aconteceu hoje foi "só" uma conseqüência.

Ao que parece, até onde consegui identificar, a BOVESPA foi a bolsa que mais caiu no mundo em termos percentuais: 7,59%. Só a Comgás teve desempenho acima de zero (míseros 0,51%).
As poderosas Petrobras e Vale beiraram à -10% (o que é natural, afinal são as mais líquidas do pregão). Se meu EM AÇÃO já estava ruim, agora foi pro brejo. Aquela minha visão de longo prazo agora tem que se levada com fé. Só assim pra confiar numa luz ao fim do túnel.

Como hoje ainda é segunda e o que vejo nos sites do Financial Times e The Wall Street Journal não é nada animador, acho que a semana ainda promete, embora bastante gente amanhã vai olhar os papéis brasileiros como pechinchas.

Justo num dia em se anunciou um aumento de registros de emprego de quase 80% no mês de agosto em relação ao ano passado. Um belo recorde e um sinal de que por aqui ainda temos um bom fôlego.

Nenhum comentário: