domingo, 1 de março de 2009

2009 começa na segunda-feira

Blog do Investidor - O ano começa de fato nesta segunda-feira, dia 2 de março. Passadas as férias do início do ano, os feriados do Carnaval e a tradicional hesitação com a crise, é hora de começar a trabalhar de fato.
O que esperar do mercado? Para responder essa pergunta, é preciso responder uma questão antecedente: o que esperar da economia. Os prognósticos mundiais não são bons, os brasileiros podem não ser ruins.
Explicando: nos Estados Unidos, o ritmo de desaceleração da economia é muito superior às expectativas. Os economistas esperavam uma redução do Produto Interno Bruto de até 4% no último trimestre, e a queda foi de mais de 6%. Não por acaso, as ações caíram por lá.
No Brasil, os dados são conflitantes. Ao lado de notícias ruins como a demissão de mais de 4 mil funcionários da Embraer, há indicativos de que as vendas de automóveis, por exemplo, já começam a retomar seu ritmo. Além da Embraer, muito suscetível às oscilações de demanda no mercado internacional, poucas grandes empresas anunciaram cortes significativos em seu pessoal.
Para entender como está a situação, a melhor imagem é a de uma rodovia de seis pistas ligando duas cidades importantes. O tráfego é intenso, mas não há congestionamento, até a hora em que as rádios começam a anunciar que há queda de barreiras, acidentes e óleo na pista à frente. Ato contínuo, todos os motoristas migram para as faixas da direita e reduzem a velocidade.
É exatamente isso o que aconteceu com a economia nos dois primeiros meses de 2009. Todos reduziram o ritmo, ouvindo as notícias de crise. Se vão ou não retomar o passo acelerado, vai depender das condições específicas da estrada.
Com certeza, o crescimento será menor do que os 2% previstos na virada do ano. Na próxima pesquisa Focus, a ser divulgada no dia 2 de março, a expectativa para os juros no fim de 2009 deverá estar bastante próxima de um dígito.
O ano vai ser bom? Há muitas possibilidades que isso ocorra, mas vai depender das condições da estrada. A conferir.
E feliz 2009.

Nenhum comentário: