sexta-feira, 20 de março de 2009

Sai o Claro 3G. Entra o VIVO ZAP 3G.

COMPARAÇÃO ENTRE OS SERVIÇOS DE BANDA LARGA 3G CLARO E VIVO EM MACAÉ

Coloquei meu Claro 3G no banco de reservas. Foi exatamente isso que fiz depois de quase uma semana comparando sua qualidade com o que me ofereceu a VIVO.
No sábado passado entrei desacreditado numa loja da VIVO e graças à portabilidade saí de lá com um Nokia E71 pago por um valor equivalente a menos de 10% da Nota Fiscal (e o plano manteve meu perfil de gastos da operadora anterior, a TIM). Mas não foi só com o celular que saí da loja. Trouxe também um minimodem Huawei E156 para testar o VIVO ZAP durante uma semana. Caso não desse certo poderia devolver...



A Claro já vinha dando sinais de cansaço e já nem escrevia mais sobre a queda de performance, por isso resolvi levar a avaliação a sério.
De sábado até hoje, sexta-feira (20/3/2009), utilizei os sites Speedtest.net e RJNET (ambos conhecidos dos internautas brasileiros) para realizar medições praticamente simultâneas (assim que media com um minimodem, conectava o outro numa mesma máquina). Fiz isso em casa à noite e no escritório (no centro de Macaé) durante o dia.
O resultado pode ser visto nos gráficos que ilustram esse post e também num documento que deixo publicado no Google Docs (essa fantástica ferramenta de compartilhamento e colaboração) - coisa simples, sem rigor técnico, mas que mostra exatamente o que eu queria ver: qual das duas operadoras estariam, na atualidade, me servindo melhor.

Num pequeno resumo posso dizer que, na maior parte do tempo, nenhuma das duas cumpre exatamente o que promete. Velocidades próximas de 1 mega só de madruga ou logo de manhã. Mas a VIVO foi sistematicamente melhor que a Claro. Em algumas medições tinha desempenho 2 ou 3 vezes melhor. Na média, para o Speedtest.net, por exemplo, a Claro teve uma "velocidade" de download de 306 kbps e a VIVO 424, um valor 38% maior.

Liguei para a Claro para solicitar o cancelamento e me ofereceram uma "suspensão temporária" de 4 meses. Acabei aceitando, pois assim terei condições de conhecer melhor o 3G da VIVO.

Espero que este estudo ajude (razão pela qual o divulgo por aqui) e se tiverem alguma dúvida ou comentário, fiquem à vontade, estou à disposição. Agora, de VIVO ZAP 3G.


Acesse o estudo aqui...

Nenhum comentário: