terça-feira, 31 de março de 2009

Direto do Pregão - O melhor mês da bolsa desde o investment grade

Essa é de um dos muitos Blogs ligados ao Portal da Revista Exame (todos eles muito bons)...


Direto do Pregão - Apesar da forte queda registrada ontem, março foi um mês de valorização na Bovespa e também na Bolsa de Nova York. O Ibovespa subiu 7,2%, o melhor desempenho desde abril de 2008 - uma data marcante, em em que o Brasil recebeu o selo de grau de investimento (investment grade) da agência Standard & Poor's. Em Nova York, o índice Dow Jones fechou março com uma alta um pouco maior, de 7,7%, o maior ganho desde outubro de 2002.
O que deu uma animada nos mercados foi o anúncio do novo plano de ajuda aos bancos do Tesouro americano. Ninguém acha o pacote perfeito - e muitos duvidam que ele vá funcionar, apesar de prever uma ajuda extra de cerca de 1 trilhão de dólares às instituições financeiras. O próprio secretário do Tesouro, Tim Geithner, deu a entender que os bancos podem precisar de mais dinheiro (ele disse isso numa entrevista à rede ABC no domingo, e foi isso que contribuiu para derrubar as bolsas ontem). A boa notícia disso tudo, dizem os analistas de mercado, é que o governo está buscando uma alternativa à estatização, algo que teria consequências imprevisíveis para a economia e o sistema financeiro mundiais.
Em tempo: março foi positivo, mas o trimestre foi difícil para quem investe na bolsa de Nova York. O índice Dow Jones caiu 13,3% entre janeiro e março deste ano, o pior primeiro trimestre desde 1939 - naquele ano, a queda foi de 14,8%.

Nenhum comentário: