terça-feira, 3 de março de 2009

Novo Blog sobre Marketing


Faz tempo que não escrevo sobre Marketing. Resultado da tirada de pé na revisão das disciplinas do MBA que vinha fazendo antes do verão chegar. Preciso voltar.
Um boa justificativa agora tenho. O Portal Exame lançou mais um blog (algo que começa a me preocupar pelo excesso de informação a ser filtrada, mas antes isso do que a ausência do que ler).
O blog é o de sugstivo nome "4P" do Jornalista e editor de negócios e Marketing da revista, Daniel Hessel. Abaixo o primeiro post dele:

Produto, ponto de venda, promoção e preço

Por Daniel Hessel | 03/03/2009 - 12:59

Ariana Huffington, criadora do Huffington Post, um dos blogs mais bem sucedidos e respeitados do mundo, diz que a escolha do nome do blog é provavelmente a tarefa mais difícil de todo o processo. Ela tem razão -- e eu só percebi o quanto era complicado quando tive que arrumar o título desse blog de um dia para o outro.
Para os leitores familiarizados com marketing, os 4P que aparecem logotipo acima são óbvios -- é a sigla de produto, ponto de venda, promoção e preço, combinação clássica criada por Jerome McCarthy há quase 50 anos. Não tem nada a ver, portanto, com o nome da gravadora e promotora de evento do grupo de rap Racionais MC. Parece uma escolha simples, mas para chegar a elas, precisei rabiscar outras 21 alternativas (algumas bem ridículas) em uma folha de papel.
O 4P venceu por dois motivos. O primeiro é abrangência de seu significado, que engloba todas as atividades contidas no marketing -- e, portanto, pode servir de guarda-chuva a qualquer tipo de discussão. O segundo é o tamanho -- curto e fácil de memorizar.
Escolhido o título, agora vem o desafio do conteúdo. A idéia é usar o 4P como um espaço de discussão para idéias, tendências e notícias de marketing e publicidade que sejam relevantes para o leitor de Exame.O blog será uma espécie de extensão virtual da editoria de Marketing da revista, potencializada por recursos como You Tube, entrevistas em vídeo e links para aprofundamento dos assuntos. Espero que agrade.

Nenhum comentário: