sábado, 28 de março de 2009

Geração e Distribuição do Conhecimento - Meu Nokia E71 como modem


Ontem assisti um programa fantástico na SESC TV com o filósofo francês Pierre Lévy em uma entrevista sobre diversos temas (como seria de se esperar a um filósofo) ligados ao trabalho e conhecimento (na atualidade e no futuro).
Ele usa muito o termo “inteligência coletiva”, resultante do desenvolvimento assustador dos meios de transporte e de comunicação. Pense no processo de produção (trabalho de forma geral) de seu negócio sem a “coletivização” da inteligência. Se cada indivíduo ou organização ficasse impossibilitado de passear por outros locais (real ou virtualmente)... Profundo, né?
 
Agora mesmo tenho um exemplo. Meu Nokia E71 pode funcionar como modem 3G e servir para conectar qualquer PC à internet, inclusive o meu MacBook. É claro que não sei (não sabia) como fazer isso. Nunca havia feito antes, por isso minha memória e minha inteligência seriam incapazes de me levar ao sucesso nesta tarefa.
Bastou uma zapeada pelo site da Nokia para começar o processo (quanta inteligência à minha disposição), porém ainda assim não consegui. Faltara-me inteligência, não só a minha, mas também das pessoas que preparam essa parte do site do fabricante (talvez conscientemente).
O fato é que em pulo lá estava eu no Google. Uma verdadeiro sistema de canais que leva e traz inteligência.
Descobri que, especificamente para Macs, há um problema de “script” (que pra ser sincero nem sabia que existiam) originado numa mudança que a Apple fez ao lançar o Leopard (seu Sistema Operacional atual). Foi só baixar o arquivo sugerido, que aliás o autor reconhecia que era fruto de sua inteligência associada a de outros, e depois de alguns minutos, cá estou, navegando na internet utilizando meu Nokia E71 no meu MacBook.

Se você também quer ou precisa conectar seu celular Nokia como modem em algum computador, principalmente Mac, não deixe de dar uma olhada nos sites abaixo:
- http://www.nokiausa.com/get-support-and-software/software/device-as-a-modem
- http://www.allaboutsymbian.com/forum/showthread.php?t=77307
- http://www.2nrds.com/using-the-nokia-e71-as-a-modem-on-a-mac
- http://mroth.info/blog/2008/01/26/nokia-hsdpa-macosx-leopard/

Nenhum comentário: