domingo, 3 de junho de 2007

Adil, Marco Túlio e Porter no almoço


Estamos num daqueles domingos que fazem bem a qualquer mortal: temperatura amena, ida à igreja e almoço com a família (no meu caso eu e a D. Onça) e amigos.
No bate-papo conversamos sobre o poder de um grande cliente das empresas que atuam no ramo de Petróleo: a Petrobras.
De fato é descomunal. Estamos falando do maior faturamento do setor petroquímico no país no ano passado segundo o Anuário Melhores & Maiores. Foram US$61,5 bilhões! Aliás, nenhuma outra empresa na Brasil faturou tanto. Para se ter uma idéia a 2a colocada, a BR Distribuidora, teve US$18 bi... Está tudo em casa.
No momento em que conversávamos não nos demos conta, mas era de Porter e seu modelo das 5 forças da indústria que falávamos. Vou aproveitar para rememorá-las resumidamente:
1 - Ameaça de novos entrantes
2 - Ameaça de produtos substitutos
3 - Poder de barganha dos fornecedores
4 - Poder de barganha dos clientes
5 - Rivalidade entre as empresas no setor

Pois é, estratégia empresarial...

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