terça-feira, 12 de junho de 2007

Identidade online


Essa saiu na edição mais recente da Você S.A.. Vejam que um dos conselhos trata de se ter um blog... O que estamos esperando?

Identidade online
Cuide de seu perfil virtual para garantir uma boa imagem e uma carreira de sucesso no mundo real
Por Gabriela Simionato Klein, de Chigado (EUA)
...
O ideal é que na web esteja exposto o que você tem de melhor. "O mercado precisa saber sobre suas conquistas e os conhecimentos e experiências que você acumulou. E, nesse sentido, a internet é excepcional", diz o carioca Marcos Sêmola, de 34 anos, diretor de operações de risco da Atos Origin no Reino Unido.Marcos, que mantém um site pessoal há dez anos e é usuário do LinkedIn e do Orkut, tem boas histórias sobre como a rede o ajuda a impulsionar a vida profissional (leia mais no quadro Ele Caiu na Rede).O executivo é cuidadoso com sua imagem na internet e adota algumas medidas simples para garantir que as pessoas tenham sempre a melhor impressão sobre ele.Você pode fazer o mesmo.Veja só:


-- Não faça na web o que você não faria perante amigos, familiares, clientes, funcionários ou empregador.
-- Atue nas suas redes de relacionamento constantemente. Com isso, você cria uma relação de interação com as pessoas. Elas vão saber, por exemplo, que podem esperar uma resposta sua. "Não responder a um e-mail é o mesmo que receber uma ligação, deixar o telefone fora do gancho e sair, sem retomar a conversa", diz Marcos.
-- Crie material interessante sobre os assuntos que você domina. Escreva artigos, publique na Wikipedia, mantenha um blog.
-- Mantenha seus dados sempre atualizados.
-- Seja objetivo na construção de seu perfil profissional.

Faça buscas constantes para gerenciar seu nome e imagem na rede. Para tanto, busque todas

as variações de seu nome (incluindo possíveis erros de grafia) e em diversos sistemas de busca. Automatize essas buscas, usando ferramentas como Technorati Watchlists (www.technorati.com/watchlist) e Google Alerts (www.google.com/alerts)

Nenhum comentário: