quinta-feira, 7 de junho de 2007

O Mundo é Plano


Um pouco antes de terminar a leitura do “Homem mais rico da Babilônia” (muito bom livro), não resisti e comecei “O mundo é plano” do renomado Thomas L. Friedman.
Estou quase na metade e devo andar bastante neste feriado. Gostaria de dividir o que li até o momento...
Segundo Friedman, mais que o 11 de setembro, a convergência tecnológica e oportunidades aproveitadas por Índia e China podem ser consideradas com destacada importância no início deste século. De fato os argumentos são fortes: jamais geramos tamanha riqueza!
A partir dessa visão ele começa nos mostrando porque o mundo se achatou com exemplos do que anda acontecendo com países e empresas ao redor do globo. Por exemplo, em algumas loja do Mc Donald`s o funcionário que recebia os pedidos no drive-thru foi substituído por um interfone. O que as pessoas não sabem é que ao pedirem seus lanches estão falando com alguém a milhares de quilômetros de distância! Pode parecer absurdo, mas esse processo elevou a capacidade de atendimento em 40%. Sem falar em redução de custos e ganhos de eficiência. Na verdade são poucas lojas da rede que centralizaram suas operações em um Estado americano, mas outras empresas transferiram seus call centers para a Índia.
Exemplos além deste do Mc Donald`s não faltam: existem empresas na Ásia e Oceania que fazem diagnósticos médicos para exames realizados nos EUA! As imagens viajam via net para serem analisadas e enquanto médicos e pacientes dormem no continente americano seus pares do outro lado do mundo passam o dia confeccionando os relatórios. Poucas horas depois (“enquanto você dormia”) está lá o seu resultado com análises.
O autor enumera 10 forças que levaram ao achatamento do mundo. É nesta parte que me encontro no livro. Estou na 9ª força:
1 – 9 de novembro de 89 – Cai o muro de Berlim
2 – 9 de agosto de 95 – Abertura de Capital da Netscape
3 – Softwares de Fluxo de Trabalho
4 – Código Aberto
5 – Terceirização
6 – Offshoring
7 – Cadeia de Fornecimento (essa parte vem muito a calhar agora que estou no módulo de Logística no MBA)
8 – Internalização (essa também)
9 – In-formação (comecei ler agora)
10 – Esteróides (quando ler vou entender um pouco mais do que se trata)

É um livro muito interessante. Fácil de ler ao meu ver... recomendo.

Sucesso pra nós

Nenhum comentário: