segunda-feira, 4 de junho de 2007

O drama de Xangai


Do Blog do Investidor: O mercado acionário chinês voltou a cair nesta segunda-feira. O principal índice local, o CSI 300, caiu quase 8%. Muitas das ações que o compõe recuaram o máximo de 10% permitido para um dia, até terem suas negociações interrompidas devido aos regulamentos da bolsa.
A queda foi provocada por um pesado movimento de investidores temendo novas intervenções do governo de Pequim para conter a alta das ações. Um editorial do estatal China Securities Journal disse que a queda era " extremamente incomum" e que serviria para realçar "bolhas estruturais" no mercado de ações. Essas declarações foram interpretadas pelos investidores como um sinal de que o governo não vai atuar para suavizar a queda do mercado.
Com a desvalorização desta segunda-feira, o valor de mercado das ações chinesas encolheu 350 bilhões de dólares em apenas quatro dias.
Os especialistas divergem sobre o efeito dessa queda no resto do mundo. Em termos diretos, o impacto será limitado. O mercado chinês é bastante fechado, e há poucas negociações diretas de ativos chineses em outras bolsas. Indiretamente, porém, as perspectivas de uma desaceleração chinesa serão muito ruins para os Estados Unidos, que dependem do mercado chinês para o abastecimento de manufaturados e para a rolagem de seus títulos públicos.
Sem fabricantes chineses para fornecer produtos baratos e sem investidores chineses para comprar os títulos, os Estados Unidos terão mais dificuldade para rolar sua dívida e manter sua economia funcionando, o que poderá provocar alta dos juros e queda das ações - aí, sim, com reflexos em todo o mundo.

Nenhum comentário: