domingo, 10 de fevereiro de 2008

Economia - Gratidão à Profa. Virene Roxo

Separei um artigo do ex-ministro Maílson da Nóbrega para homenagear a Professora (assim, com "P" maiúsculo) Virene Roxo. Ela nos deu Economia Aplicada no MBA há exatamente um ano...
O artigo não é dela e não sei ao certo se ela concorda com o que está escrito, mas homenagem não é essa. Lembrei-me dela durante a leitura porque, não fosse por suas aulas, minha compreensão do que foi escrito seria limitada. Por isso, aproveito para agradecê-la por seu profissionalismo e entusiasmo no ensino de Economia.
Deixo parte do texto aí embaixo e o link para o restante para aqueles que como eu têm interesse no assunto.


Pode-se prescrever o mesmo remédio a um paciente com sinais de anemia e a outro que aparenta excesso de peso? Pois é exatamente isso que deseja quem reclamou da manutenção da taxa Selic há duas semanas. Como o Federal Reserve americano havia reduzido sua taxa básico de juros, falou-se que o Banco Central estaria na contramão.
...
omo explicou José Márcio Camargo em recente artigo, a economia americana é mais flexível do que a européia, particularmente no mercado de trabalho. Nos EUA, aumentos relativamente pequenos da taxa de desemprego geram reduções significativas nos aumentos de salários. Assim, se vier a recessão, o crescimento do desemprego reduzirá o custo unitário do trabalho e a taxa de inflação. Se o Fed estiver convencido da desaceleração, terá mais liberdade para reduzir os juros, o que vem fazendo e provavelmente continuará a fazer.

Leia o artigo completo no Blog do Noblat. Clique aqui.

Nenhum comentário: