sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008
Microsoft e Yahoo!
Qualquer internauta hoje teve oportunidade de ler, nem que ao menos o título de uma matéria, sobre a oferta de quase 45 bilhões (em dinheiro) que a Microsoft fez para comprar o Yahoo! É muito dinheiro... Vale mesmo a pena?
O atual presidente da MS, Steve Ballmer enviou um e-mail aos funcionários (leia aqui) descrevendo sua empolgação e crença no sucesso da empreitada. É aquele papo de sempre: sinergias, ganhos de escala, etc. Todo executivo à frente de uma fusão tem esse discurso (basta lembrarmos da HP+Compaq, E-bay+Skype e Chrysler+Mercedes). Talvez um dia chegue a minha vez de falar a mesmas coisa.
A oferta me parece mostrar, na minha humilde opinião, que não há alternativas estratégicas para a MS alcançar o Google. Sob esse ponto de vista, a compra faz todo sentido, afinal, o modelo de negócio para Web da MS não foi capaz de fazer cócegas no concorrente e o Yahoo! pelo menos tem infra-estrutura, além de capital humano, o suficiente para alavancar o sistema de busca e publicidade na rede (os principais pilares do Google).
Resta aguardar os próximos passos e tentar aproveitar o momento para aprender. Certamente a observação dos desdobramentos do negócio trará muitas lições ao gestores espalhados pelo mundo.
Leia mais um pouco sobre a proposta aqui, e aqui
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário