quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

iPhone - O que um bom produto pode fazer...


Em Marketing aprendemos logo cedo sobre os 4P (Preço, Praça, Produto e Promoção numa tradução comumente aceita) e no caso do iPhone da Apple é claro que há excelência em todos estes aspectos, mas o P de Produto pesa muito, muito mesmo... Quem já teve um nas mãos sabe do que estou falando.
Agora, o mercado da uma prova cabal de que Jobs acertou na mosca: no ano em que foi lançado, o iPhone se tornou o terceiro Smartphone mais vendido do mundo (e olha que oficialmente ele só era vendido nos EUA até o finalzinho do ano). Vejam na matéria retirada do portal da revista INFO Exame:

Apple supera Motorola em smartphones
Quarta-feira, 06 de fevereiro de 2008 - 17h58


SÃO PAULO – No último trimestre de 2007, foram vendidos mais iPhones que smartphones com Windows Mobile.

Apesar de novata na área de smartphones, a Apple ficou em terceiro lugar globalmente, com 6,5% da fatia do mercado no último trimestre de 2007, segundo pesquisa da Canalys. Neste período, mundialmente, foram produzidos 2,32 milhões de iPhones e 2,30 milhões de smartphones da Motorola.
A Nokia foi a líder neste período (52,9% do mercado mundial). O segundo lugar ficou com a RIM, que ficou com uma fatia de 11,4% do mercado mundial do quarto trimestre de 2007 – a empresa obteve um crescimento de 121,2%, em relação ao mesmo período do ano anterior.
No mercado norte-americano, a preferência pela Apple é maior: a Canalys verificou que o iPhone tem 28% do mercado de smartphones nos Estados Unidos.
A produção mundial de smartphones e handhelds wireless chegou a 115 milhões em 2007, 60% a mais que em 2006. Os PDAs perderam espaço: sofreram queda de 47% na produção, que caiu de 5,6 milhões, em 2006, para 3 milhões, em 2007.
O sistema operacional mais utilizado em 2007 nos smartphones produzidos foi o Symbian, com 67% do mercado, seguido do sistema da Microsoft (13%) e da RIM (10%).

Nenhum comentário: