terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

A liderança pelo blog


Faz algum tempo que não recomendo que façam, vocês também, um blog. Além de meus amigos blogueiros tradicionais, descobri que o Cadu (leitor assíduo deste espaço) tem dois(!) blogs. Lamentavelmente ele não me passou os endereços para divulgar aqui.
Muitos podem pensar que um blog é pra quem tem pouco por fazer ou vontade de aparecer, mas olhando os números do "setor" percebe-se que tem gente grande está fazendo exatamente o que faço agora: dividindo informações.
Talvez o maior expoente dessa turma seja Jonathan Schwartz (a simpática figura da foto). Ele é presidente e COO (Chief Operations Officer) da Sun Microsystems. Um colosso do mundo digital... Muito provavelmente esta mensagem passará por várias máquinas e softwares deles até chegar ao seu micro.
Pois bem, na Sun cada funcionário pode ter seu blog (há um espaço no site da companhia pra isso) e, respeitando alguns limites como informção sigilosa, ética e outros, podem escrever sobre o que bem entederem.
Na última edição do Harvard Business Review, Jonathan Shcwartz escreveu um artigo intitulado "If You Want to Lead, Blog" (na minha tradução livre: se quer liderar, "blogueie"). No texto ele diz que os blogs servem para espalhar a cultura, os valores, estratégias e muito mais sobre a empresa. É possível alinhar o pessoal ao objetivo e na Sun eles consideram mais arriscado não ter os blogs do que tê-los... Encontrei um resumo aqui.
Estou vendo o Blog dele e o site da empresa. É possível ver quais as palavras mais buscadas, os posts mais recentes, os blogs mais acessados (o do presidente está em 2o lugar), os novos funcionários blogueiros, etc...
É claro que para uma companhia digital faz muito mais sentido, mas não se engane. Se dá certo pra eles, pode dar certo pra gente.

Nenhum comentário: