terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

O próximo grande negócio da Vale


Nos próximos dias a Vale deve anunciar a compra da Xstrata, mineradora anglo-suíça com potencial de transformar a brasileira na maior mineradora do mundo!
Parte da imprensa dá o negócio como certo e os bastidores devem estar quentes neste exato momento. (Grande parte da negociação ocorre em Londres).
A vontade (ou necessidade) de crescer da Vale é imensa. Lembro-me que quando da compra da Canadense INCO questionava-se a capacidade da brasileira honrar os US$18 bi (aproximadamente). Seu endividamento era preocupante...
Agora estamos falando de quase US$87 bi! É muito dinheiro... Mesmo que o negócio não se concretize-se, fala-se que a Vale tenha um plano B para adquirir outros ativos. A palavra chave é crescer.
Imaginem os profissionais de Finanças (e Contabilidade) da Vale. Como têm quebrado a cabeça para fazer a operação caber dentro da companhia sem deteriorar os indicadores, principalmente de endividamento e liquidez (uma troca de ações vai ser sugerida como forma de segurar o endividamento)... Pra se ter uma idéia, antes de fazerem a primeira oferta, os executivos da Vale fizeram várias rodadas de reuniões com bancos e agencias de classificação. Não deve ter sido nada fácil. Pra ficar em um exemplo, o Merrill Lynch abandou a mesa justificando ser um mal negócio para os seus acionistas e também para os da Vale. A conferir...
Maiores informações no Portal Exame.

Nenhum comentário: