sábado, 5 de abril de 2008

O sonho do Engenheiro Agrimensor...


Um dos primeiros textos que escrevi foi sobre o que é a Engenharia de Agrimensura.
Em geral as pessoas se assustam duplamente quando digo minha formação. Primeiro porque não é todo dia que aparece alguém que saiba o que é. Segundo, costumo ouvir frases como "mas você não é administrador?", "pensei que você fosse economista...". Sobre essas frases já escrevi também e é até um dos links que sugiro aí ao lado.
Uma matéria da Veja desta semana me fez lembrar do tempo de Universidade (assim, com letra maiúscula - quem estudou na Federal de Viçosa sabe do que estou falando).
Na minha época pegamos uma transição interessante. A utilização de GPS para topografia era para poucos. Nas aulas então, uma raridade. Só o poderoso depto de Engenharia Agrícola tinha o seu... Quem quisesse ver teria de procurar estágio nas empresas da área comercial. Foi o que eu fiz.
Sonhávamos com um dia em que a precisão dos equipamentos, disponibilidade do sinal e bons preços levariam ao uso intensivo da tecnologia e o Engenheiro Agrimensor, enfim, seria reconhecido...
Não é exatamente o que vem acontecendo, mas com certeza já estamos há anos-luz do que sonhávamos naquela época. Vejam abaixo...

GPS revoluciona o cotidiano

05 de Abril de 2008
A humanidade está vencendo hoje um novo degrau no avanço tecnológico das telecomunicações. É o que permite que cada pessoa possa ser encontrada, a qualquer momento, nos 510,3 milhões de quilômetros quadrados que compõem a superfície do globo terrestre. Longe de ser uma partícula imperceptível, o indivíduo se tornou um ponto em movimento em um mapa, exposto na tela do celular ou do computador de alguém.
Reportagem especial de VEJA desta semana identifica todas as tecnologias de rastreamento, posicionamento e navegação que trouxeram para o cotidiano dos cidadãos comuns o mundo da geotecnologia – como é conhecido o processamento de informações com base em referências geográficas. É ela que impulsiona um mercado em franca expansão: o dos serviços baseados em localização
Seu principal componente é um instrumento surgido na década de 70, o GPS, que permite determinar a latitude, a longitude e a altitude de qualquer ponto na Terra. O total de aparelhos móveis (na grande maioria celulares) equipados com GPS no mundo era de 175 milhões em 2007. Esse número tende a chegar a 560 milhões de unidades daqui a quatro anos, pelos cálculos da Berg Insight, empresa especializada em pesquisas sobre a indústria de telecomunicações.
Entenda a revolução provocado pelas novas formas de rastreamento via satélite aqui (exclusivo para assinantes).

Um comentário:

Unknown disse...

É meu caro, inimaginável tudo isso até alguns anos atrás. E o Google Earth então? O que é aquilo? De uma certa forma todos que estiverem utilizando esses equipamentos e softwares serão um pouquinho Agrimensores (sem o CREA) :)