terça-feira, 6 de maio de 2008

Gestão de Custos

Uma das coisas mais importantes que aprendi em Gestão de Custos foi que "gerir custos" não quer dizer "cortar custos".
Hoje tenho uma visão diferente, mas parece difícil convencer alguns das vantagens de se conhecer custos invisíveis, rateios mal-feitos (em sua maioria). Sistema de custeio ABC nem pensar... É uma pena.

Outro ponto que ficou bem claro foi o das diferentes metodologias de precificação (que também tem um pé no Marketing). A notinha abaixo, retirada da Exame desta quinzena, mostra um pouco do conflito que tivemos pra entender. Para a maior parte da turma e do senso comum nacional (vejam abaixo), precificar é levantar os custos e jogar uma margem (mark-up) em cima... É uma pena.

PREÇOS
Custo não é tudo

Para as empresas brasileiras, o custo ainda é o principal critério para a definição de preço de produtos. É o que revelou uma pesquisa recente da consultoria Intelectas Brasil. O reflexo disso é que apenas 12% de 100 das maiores companhias do país estudam outras variáveis que poderiam influenciar no preço e aumentar a rentabilidade -- nos Estados Unidos, a parcela passa dos 50%. A Whirlpool, fabricante dos eletrodomésticos Brastemp, é uma das raras a fugir à regra. Ao estabelecer preços para varejistas, a empresa leva em conta até mesmo critérios como a facilidade para a entrega dos produtos.

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