segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Expectativas - O combustível do mercado


O Professor Cristovão corre o país lecionando disciplinas relacionadas a Finanças para estudantes de MBA.
Tem algo que ele disse certa vez que pode ser bem entendido agora e vou tentar reproduzir aqui não exatamente com suas palavras e sim de uma forma que considero interessante.
O mercado (conjunto formado por entidades como pessoas, empresas, fundos de investimentos, etc que a todo momento tomam decisões econômicas e financeiras) é uma espécie de carro flex. Seu combustível é formado, basicamente, por dois compostos baseados em ativos: desempenho atual e a expectativa futura de seu desempenho. Por vezes o desempenho atual pesará mais, como num flex em que o dono põem 2/3 de gasolina, mas na maioria das vezes é a expectativa futura quem ocupa mais os tanques que levam o mercado adiante.
A figura acima pode ter ficado pequena aqui no Blog e um pouco incompreensível, mas mostra isso muito bem para o mercado brasileiro. É o FOCUS - Relatório de Mercado do Banco Central... Nele é possível perceber que as expectativas quanto o futuro vem se deteriorando. Experimentem baixar aqui o relatório e procurem os dados sobre o PIB. Do início do ano pra cá o ano de 2009 vai perdendo vigor o que é reforçado a partir de agosto...
Peguemos a Vale como exemplo prático. O recém-anunciado lucro recorde não reflete a situação de seus papéis em bolsa porque o futuro é incerto.

Recomendo, pelo menos, um passar de olhos no Relatório e se você tiver aulas programadas com o Prof. Cristovão, não perca a oportunidade.

PS. Outras edições do Relatório podem ser encontradas no site do Banco Central (clique aqui...)

Nenhum comentário: