sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Os mapas da mina - Alô Agrimensores...

De mashups a projetos de infra-estrutura, as aplicações com mapas estão em alta

Novos Negócios INFO - Juntar talentos complementares era a idéia dos três sócios que fundaram a empresa de serviços de mapeamento ProMaps, em agosto de 2007. O primeiro deles trazia o conhecimento do setor de mapas da Imagem, empresa tradicional nesse segmento. O segundo vinha com a experiência em administração. E o terceiro, como não poderia faltar, era um investidor disposto a entrar nesse negócio. Apesar de trazer boas oportunidades para ganhar dinheiro, o mercado de aplicações geográficas já nasce exigente. Entrar nele exige profissionais com vasto conhecimento em programação e envolve custos altos com infra-estrutura. “Usamos um banco de dados da Oracle e uma solução de storage de 50 terabytes da IBM. Além disso, nenhuma das estações de trabalho da empresa tem configuração inferior a processador de dois núcleos e 2 GB de memória”, diz Adriano Junqueira, sócio da ProMaps.
Baseada em São José dos Campos, interior de São Paulo, a ProMaps começou com quatro funcionários. Menos de um ano depois, saltou para 51, o que exigiu até uma mudança de prédio. Junqueira é o sócio-gestor da empresa e conta que, até hoje, foram investidos 11,5 milhões de reais, sem expectativa de retorno imediato. O faturamento para este ano está estimado em 4,5 milhões de reais.

Os produtos da ProMaps vão desde serviços de localização de endereços até mapas de alta precisão, voltados a empresas que querem montar uma rede de fibra óptica numa cidade ou fazer obras em locais desconhecidos, por exemplo. Entre seus clientes estão seguradoras e companhias de telecomunicações, rastreamento de veículos e geomarketing. Segundo Junqueira, o custo com pessoal especializado é o que mais pesa. “Cinqüenta por cento do nosso quadro é formado por programadores, 35% por profissionais de TI e 15% de vendas e marketing”, afirma. Outra parte dos gastos vai para a equipe de campo que coleta informações. A ProMaps oferece endereçamento para 3,2 mil cidades, incluindo algumas em outros países da América do Sul.

... Leia mais aqui...

Nenhum comentário: