sexta-feira, 3 de outubro de 2008

A razão da crise? É a economia, pessoal

BLOG DO INVESTIDOR - As notícias do mercado financeiro nesta quinta-feira, dia 2 de outubro, são tétricas.
Por pouco, por muito pouco, a Bolsa de Valores de São Paulo não acionou o circuit-breaker pela segunda vez em quatro dias. O circuit-breaker é um dispositivo que interrompe as negociações quando a queda das ações supera 10%. No pior momento do dia, o Índice Bovespa caiu 9,5%. Desde o pico do ano, a queda é de 40%
O dólar está em alta de 5,4% a 2,022 reais. Se fechar nesse nível, será a maior cotação desde o dia 9 de maio do ano passado.
Os juros no mercado futuro com vencimento em janeiro de 2010 estão subindo 1,2% e indicando 14,65% ao ano.
O que está acontecendo? Resumidamente, está cada vez mais claro que a crise do sistema financeiro está contaminando gravemente a economia real.
O movimento de queda foi disparado por uma notícia preocupante da economia americana, divulgada de manhã. Na semana encerrada no dia 27 de setembro, os pedidos de auxílio-desemprego cresceram em 497 mil. Os economistas esperavam uma queda de 18 mil.
Ou seja: a expectativa era de que haveria 18 mil americanos que encontraram emprego. O fato foi que quase meio milhão de americanos perderam o emprego. Mau sinal.
Há mais: na França, o governo estabeleceu uma linha de crédito de 20 bilhões de euros (56 bilhões de reais) para pequenas e médias empresas. Ou seja, o governo francês está notando que ficou muito mais difícil para os pequenos empresários encontrarem empréstimos, por isso está abrindo os próprios cofres. Péssimo sinal.
O que esperar daqui para a frente? Hoje, nesta quinta-feira, o mercado está em mais uma de suas reações irracionais tão comuns. Para os próximos dias, o cenário não deverá ser de pânico, mas as perspectivas não são boas.

Nenhum comentário: