quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Natura - A empresa sustentável do ano


EXAME premiou as 20 empresas-modelo em ações sustentáveis neste ano

PORTAL EXAME A revista EXAME escolheu a Natura a Empresa Sustentável do Ano. A fabricante de cosméticos foi premiada na noite desta quarta-feira em cerimônia que aconteceu no teatro Alfa, na zona sul de São Paulo. Na nona edição do Guia de Sustentabilidade, EXAME premiou 20 empresas consideradas modelo em ações socioambientais, mas pela primeira vez uma companhia foi destacada como a mais persistente e comprometida com a busca da sustentabilidade.

A Natura foi escolhida por seguir um dos preceitos defendidos pelo guru americano de negócios Michael Porter. Ele critica as companhias que têm uma estratégia econômica e outra para a responsabilidade social - quando deveriam ser uma só. A Natura tem a preocupação com a sustentabilidade impregnada em sua estratégia desde a fundação, em 1969, e também esteve presente entre os destaques nas nove edições do Guia de Sustentabilidade.

A metodologia de escolha das 20 empresas premiadas foi desenvolvida pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas de São Paulo. A pesquisa considera as mais atuais referências em levantamentos sobre sustentabilidade empresarial em todo o mundo e selecionou as 35 melhores empresas de médio e grande porte entre 177 inscritas. Desse grupo, um conselho consultivo do anuário escolheu as 20 empresas-modelo. Por último, a Empresa Sustentável do Ano foi indicada, por meio de um julgamento editorial e jornalístico, pela redação de EXAME.

Nenhum comentário: