quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Resposta de meu amigo Guilherme sobre a crise nos canaviais...

Prezado Teco, blz??
Se me permite comentar, gostaria de parabenizá-lo pelo Blog. Na verdade, não sou nada familiarizado com isso (sou um analfabyte), mas fico feliz pelos textos e comentários. Creio que se tivesse um blog, falaria mais de outros assuntos, não entraria muito no mérito econômico, mesmo pq acho que economia se faz em casa.

Sobre o setor, o que mencionei naquela oportunidade, realmente foi a queda do preço da cana. Para vc ter idéia, os "aventureiros" que arrendaram terras e pagaram absurdos estão com a corda no pescoço literalmente...estão quebrados!! Os verdadeiros produtores tb não passam por uma situação boa, mas devido à experiência de outras crises (digo preços baixos) conseguem entender melhor a situação.

Agora falando da crise mundial que "derrubou" as indústrias, essa não estava nos planos. Realmente essa crise deixou as empresas de calça curta...e como encurtou...a falta de liquidez se deve muito a variação cambial, devido as empresas terem suas dívidas vinculadas em dólar. Confesso que o momento não é bom, nosso grupo tb não passa por um momento bom, e tivemos que receber um aporte na casa de U$$250 milhões para cobrir buracos e pagar alguns vencimentos de curto prazo. Tb os grupos tiveram que vender etanol num preço mais baixo, devido a necessidade de fazer caixa. Ou seja, vai-se um tempo para reorganizar o setor. Muita economia, corte de carros, cursos, palestras, bolsa de estudo, celulares, viagens...GRAÇAS A DEUS, o corte de funcinários está sendo evitado. Mas essa crise todos estão passando, e empresas grandes de outros setores tb sentiram na pele. Enfim, enquanto o pote de "gordura" estava cheio, todos comiam sem restrições. Agora, salve-se quem puder, pq muitos passarão fome.

Teco, é sempre um prazer comunicar com vc. Uma pena que a distância nos restringe um contato maior. Mas de qq forma um forte abraço.

Gui

PS: "Mais vale um bife no prato do que uma boiada no pasto do vizinho!!!"

Nenhum comentário: