quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Se deram conta que a crise chegou???

No início era coisa de país rico (nem "cruzaria o Atlântico" - coitado). Nunca na história deste país, ou melhor, do planeta, alguém poderia imaginar que uma ilha chamada Brasil (teria Deus realmente nascido aqui? - essa pergunta foi levantada se não me engano pelo Financial Times ou pela Revista Times), além de não ser um fator de instabilidade, seguiria isolada como se nada estivesse acontecendo... Em seguida, pra coisa não apertar, foram necessárias "medidas pontuais" ("pacote" nem pensar) e pedidos para que o brasileiro fizesse como o governo: "continuem consumindo (gastando) como se nada estive acontecendo".

As mensagens aos poucos foram chegando. Cada vez com maior clareza... Depois de outubro o Brasil é outro. É o país em que lucros recordes recorrem a empréstimos para financiar o curto prazo, lugar onde montadoras produziram em apenas um dia num mês inteiro. O IBGE acusou o golpe numa queda de 1,7% na produção industrial. Para o governo é mais um sinal de que segue a normalidade. Por essa eles já esperavam.

O anúncio da Vale de demissão de 1.300 funcionários inaugura o período de expectativas para ver os índices de emprego nas próximas semanas. Naturalmente que pequenas empresas espalhadas por aí já haviam demitido, mas agora estamos falando da poderosa Vale. Minas Gerais já ganhou as páginas do Financial Times (clique aqui)

Nessa história toda, a Exame desta semana trás uma materia de capa muito interessante "Para que servem os Analistas?". Conta como exemplo daquele camarada (Jim Cramer - ele chegou a jurar que o Bear Stearns estava bem das pernas...) que divulguei o vídeo tentando justificar seus conselhos para investidores (vejam o post aqui) .

Não percamos os próximos capítulos...

Nenhum comentário: