quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Um pacote digno do nome...

Começo a digerir as informações sobre o pacote (finalmente aceitaram essa definição? "Pacote"?) que o governo liberou hoje.
Foi uma quinta movimentada... Pobre Tim, que teve de dividir a atenção do lançamento de seu iPhone.
No momento em que escrevo esse post estou sem a conexão 3G (que aliás hoje está num dia daqueles), por isso não peguei a opinião daqueles em que costumo basear minhas idéias, mas tem algo que chama a atenção: se o governo abriu mão de arrecadar, ou a coisa está feia ou estão realmente dispostos a fazer alguma coisa. Pode ser os dois... Ou algo mais que não alcanço daqui, por enquanto...

Está certo que a carga tributária não deve sofre uma redução significativa, mas vá lá, talvez se encaixe naquela definição do "melhor que nada". Preocupa-me o fato de uma arrecadação menor não ser seguida de redução de despesas, mas, pelo visto, discutirão isso depois. Abaixo o que encontrei na Folha:


As medidas anunciadas hoje pelo governo para reduzir impostos e assim aliviar os efeitos da crise econômica no país vão injetar R$ 8,4 bilhões na economia. Segundo o ministro Guido Mantega (Fazenda), essa redução na arrecadação será compensada nas contas federais pelo aumento da atividade econômica.

Entre as principais mudanças anunciadas estão a nova tabela do Imposto de Renda, a redução do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) para o consumo e do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para as montadoras. Também serão disponibilizados recursos das reservas internacionais para emprestar à empresas com dívidas de curto e médio prazos no exterior.

Nenhum comentário: