quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Blogosfera em transe - Steve Jobs pede licença médica da Apple


Blog Zeros e uns - Em uma carta aos funcionários da Apple, Steve Jobs afirmou no fim da tarde dessa quarta-feira que está tirando licença da empresa. ´Na semana passada descobri que minhas questões de saúde são mais complexas do que eu pensava originalmente´, disse. Jobs ficará fora do dia-a-dia da Apple até o fim de junho.
O documento (leia a íntegra aqui) vem como um balde de água fria, especialmente depois da carta ´tranquilizadora´que Jobs resolveu divulgar na semana passada. Em 5 de janeiro, o executivo quebrou o silêncio sobre sua saúde e confirmou uma disfunção hormonal, responsável pela perda de peso. Na ocasião, disse que o tratamento não era complicado e que ele não pretendia se afastar da Apple.
A carta foi enviada nesta quarta-feira aos funcionários depois do fechamento dos mercados norte-americanos.´Infelizmente, a curiosidade sobre minha saúde pessoal continua sendo uma distração não apenas para mim e minha família, mas também para todos da Apple. (...). A fim de me retirar dos holofotes e me concentrar na minha saúde, e para permitir que todos da Apple possa se concentrar na entrega de produtos extraordinários, decidi sair de licença médica até o fim de junho´, disse.
Tim Cook, chefe de operações, ficará responsável pelas atividades diárias na Apple. Mas Jobs disse que planeja ´permanecer envolvido nas maiores estratégias enquanto estiver fora. O conselho diretor apóia totalmente esse plano´, disse ele. (Conheça o perfil de Cook aqui).
No pregão after-hours, as ações da Apple recuavam quase 3%, cotadas a 85,33 dólares. O blog Silicon Alley publicou há pouco que Jim Goldman, da CNBC, conversou com dois executivos de tecnologia na semana passada e um deles expressou ´grandes preocupações´ sobre a saúde de Jobs. Outro disse que o líder da Apple permanecia em um ´estado de negação´ sobre sua saúde. Em outro post, o Alley disse que já circulam rumores de que investidores abrirão processos contra a Apple alegando que foram enganados sobre a condição de saúde de Jobs -- afinal não é estranho ele descobrir que está pior do que imaginava apenas uma semana depois de divulgar a carta?, questiona o portal.
Ao que parece a míriade de comentários e rumores sobre a saúde de Jobs, que parecia ter ficado mais leve a partir da carta da semana passada, deve voltar com tudo.

Nenhum comentário: