sábado, 17 de janeiro de 2009

A Semana Obama...

O nome de Obama varreu o mundo como Presidente Eleito diferente de tudo que havia sido visto antes. É claro que ser negro pode ser incluído como uma das particularidades, mas é mais que isso, a esperança é de renovação, a utilização da internet e outras tecnologias (como seu blackberry), sem falar no "já vai tarde" da era Bush II.
Agora, na semana que se iniciará amanhã teremos a consagração. Na terça-feira teremos a posse, mas já a partir de hoje, sábado, a movimentação já será intensa.
Quem não puder ir enfrentar o frio da Capital americana pode ficar tranquilo. Teremos a "tecnoposse"... Espera-se que canais de TV, blogueiros e outras formas de comunicação via internet sejam capazes de passar o mundo tamanha emoção.
Há certa preocupação com a segurança, mas o show deve continuar. Veremos...

Como exemplo do que está por vir, temos a capa da VEJA desta semana. Vejam abaixo com um pequeno trecho da reportagem:


É o começo ou o fim?
Na noite em que conquistou o direito de candidatar-se à Casa Branca, em junho passado, Barack Hussein Obama comemorou diante de eleitores entusiasmados com um discurso de otimismo. "Nesta noite, marcamos o fim de uma jornada histórica com o começo de outra – uma jornada que trará dias melhores para o país", prometeu. Agora, ao falar sobre o conteúdo do discurso que fará em sua posse, Obama disse que pretende apenas ser o mais honesto possível com o povo americano sobre "quais são as circunstâncias" do país. A redução da escala retórica, das alturas de "dias melhores" para a dureza das "circunstâncias", é um reflexo sombrio da realidade. Nesta terça-feira, ao tomar posse como o 44º presidente dos Estados Unidos, Obama herdará um país de poderes incontrastáveis. É um mamute militar, a maior economia do planeta, uma potência tecnológica e cultural. Mas, como sombra de mau agouro sobre todo o seu gigantismo, o país se encaminha para uma das maiores crises econômicas de sua história, cuja gravidade coloca em xeque a própria hegemonia americana no mundo.

Nenhum comentário: