segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

2008

Acabei de ler meus posts sobre como foi 2007 e as perspectivas para 2008. Como todo planejamento que se preze nem tudo saiu conforme o esperado. Ainda assim o norte estava definido.

2008 verdadeiramente marcou um re-equilíbrio (preciso confirmar a nova grafia de certas palavras, afinal estamos de Português repaginado) entre s papéis que me cabei. A entrega do TCC me levou a ter mais tempo para família, trabalho e igreja. Difícil saber se encontrei a proporção ideal entre eles, mas o que posso afirmar que preciso investir na “qualidade” do tempo que dispenso a cada um...

No trabalho passei por um movimento horizontal deixando a área administrativa da empresa e assumindo uma cadeira na coordenação de projetos. O maior benefício que me trouxe foi aplicar os conceitos do PMBok em minha rotina diária e assim fazer valer parte do investimento no MBA.

Em educação o destaque ficou para o Inglês. Terminei o último nível no BRASAS (curso conceituado no estado do Rio com algumas filiais Brasil a fora) e agora buscarei aulas de Espanhol. Na verdade gostaria de investir em Mandarim, mas em Macaé não há cursou regulares ou mesmo professores particulares.
Revisei algumas disciplinas do MBA e até dei algumas dicas aos que me procuraram para ajudar com seus TCCs.

Nos livros cumpri o combinado com o “8o Hábito” (que ainda leio num esquema sugerido pelo autor), “A Estratégia do Oceano Azul”, “O mercador de Veneza” e “The Balanced Scorecard: Translating Strategy Into Action” (o 1o de uma série que pretendo continuar).
Deixei para depois “O Valor do Amanhã” e B”link”, mas inclui e já estou lendo o “Execução – A Disciplina para Atingir Resultados”. Há uma lista completa dos livros que li no meu pefil do LinkedIn (clique aqui).

Não vieram também em 2008 o carro e a gravidez da D. Onça, mas isso não está longe de acontecer.

Nos negócios saiu uma definição de minha situação na GeoReferência. Não exatamente o que eu esperava no início do ano, mas certamente algo que significa uma solução de meio termo.

Enfim, 2008 foi marcado de eventos pontuais, mais uma vez sem que um tivesse grande destaque. Por sorte a crise não afetou investimentos meus, até porque não foi um período em que eu dispus de grandes somas para investir.

O que me espera em 2009 ainda está incerto. Estou fechando as planilhas e textos em que costumo levantar os pontos a ser trabalhados. Espero tê-los em breve e divulgar parte deles aqui.

No mais um agradecimento a Deus que me sustentou até aqui, à minha esposa, aos meus familiares, amigos e leitores que tem (essa eu já aprendi na nova grafia) me acompanhado.

Nenhum comentário: