quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

A marolinha continua


2009 começou quente! Aqui em Macaé cada dia traz seu recorde nos termômetros. Pra mim, uma novidade atrás do outra. A mais atual e que já está confirmada é que agora estou motorizado... Isso é assunto pra depois.

Estava assistindo ao jornal ontem a noite e vi que a polêmica em torno do desemprego (aquela em que o Ministro do Trabalho acha que vai manter as pessoas em atividade na base de ameaças - "bons" tempos aqueles da bonança) ganhará a partir de hoje um novo componente (algo que comentava por aqui desde outubro). Os índices de emprego para dezembro serão ruins, muito ruins. Se bem que nosso presidente falou mais ou menos assim: "... dezembro, na série histórica é um mês com mais desemprego. Algo como 300-400 mil. Desta vez teremos um pouquinho a mais: 800.000"(???). Entenderam? Um "pouquinho" a mais de Lula quer dizer o dobro. Só isso... Talvez tenha sido descuido, ou até excesso de otimismo (nisso ele é forte).
Esse "pouquinho" vai colocar ainda mais lenha na fogueira. As centrais sindicais já não se entendem, o Carlos Luppi nem se fala. O empresariado vendo o estoque crescer não pensa muitas vezes...
Agora deve sobrar para o Banco Central, que a meu ver, vai fazer o que todo mundo espera (baixar a taxa e juros), mas com certeza, isso não vai trazer os empregos de volta no curto prazo.

Assim, fica a questão: como se comportará o governo Lula diante de sua primeira crise de verdade (e que crise!)? Como disse Reinaldo Azevedo um dia desses, quando o mundo ia pra cima, o milagreiro da economia brasileira era ele. Agora, que o mundo segue caindo (e que mais precisamos de seus dotes para "o nunca visto neste país") parece que vão transferir a culpa para alguém.
À conferir...

Nenhum comentário: