quarta-feira, 13 de agosto de 2008

iPhone 3G é certificado em tempo recorde - Está chegando a hora


Blog Zeros e Uns - A homologação do iPhone 3G aconteceu em tempo recorde na Anatel. Segundo fontes que acompanharam o processo, as informações técnicas sobre o aparelho foram recebidas pela agência no fim da tarde de 1º de agosto, uma sexta-feira. E o certificado de homologação foi publicado ontem, dia 12, nada menos do que sete dias úteis depois de dar entrada na Anatel.
O prazo médio para que a agência receba os certificados de conformidade técnica e publique a homologação em seu website é de três a quatro semanas, ou seja, 20 dias úteis. Alguns atribuem a aceleração ao volume de trabalho que a agência tem no período. A própria Anatel informou que a homologação do iPhone aconteceu junto com mais outros mais 19 modelos que entraram em períodos próximos e que em virtude do Dia dos Pais houve a aceleração, etc etc - embora a homologação de todos eles tenham saído dois dias depois da data... De qualquer forma, é de se espantar a velocidade na qual saiu a homologação. Até mesmo quem acompanha tais procedimentos com freqüência, está surpreso...
Conversei há pouco com Cesar Crisanti, presidente do Instituto Brasileiro de Certificação (Ibrace), que foi quem certificou o iPhone da Apple. Ele não comenta detalhes sobre o processo de testes do iPhone citando acordos de confidencialidade com a Apple, mas me explicou quais os passos básicos para que um aparelho seja certificado. A empresa interessada apresenta ao instituto o aparelho que deseja certificar e o Ibrace define, então, quais testes devem ser feitos. Em seguida, envia aos laboratórios que fazem esses testes -- no caso de telefones celulares, são três no Brasil -- e esses laboratórios levam de três a cinco semanas para emitir os relatórios laboratoriais. Na seqüência, o Ibrace recebe e checa esses documentos -- o que leva em média quatro dias para telefones celulares e carregadores e um dia para a bateria -- e avalia também informações complementares enviadas pelo fabricante. A seqüência é encaminhar para a Anatel, que junta a documentação e publica a homologação.
Segundo Crisanti, o processo todo desde a apresentação do aparelho, até os testes e a homologação dura de seis a oito semanas. Em contas grosseiras, chega-se à conclusão de que o processo em torno do iPhone deve ter começado entre o fim de junho e começo de julho... Faz sentido, especialmente se considerarmos que o iPhone 3G foi anunciado em 9 de junho...
Hoje o Ibrace é o maior dos 13 institutos que certificam equipamentos de telecomunicações autorizados pela Anatel. Fontes dizem que a Apple inspecionou com lupa todos eles e levou meses para definir, mas optou pelo Ibrace justamente pelo tamanho e volume de certificações que o órgão faz todos os meses. Agora que a homologação finalmente saiu, fica a pergunta. Quem vai ser o primeiro a lançar o iPhone 3G no Brasil?

Nenhum comentário: