quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Operadoras subestimaram venda de modems 3G

Por essa eu já desconfiava... Comprei meu minimodem assim que a Claro anunciou a disponibilização do serviço no Estado do Rio de Janeiro. A capital, Niterói e Macaé foram as primeiras contempladas.
Até hoje, passados 7 meses, não se vende nada 3G aqui em Macaé (a desculpa é que ainda não pega o sinal direito, é mentira, estou muito satisfeito e tenho como provar). Quem quiser que vá buscar no Rio (tenho até alguém para indicar). E olha que tem muita gente interessada, que assim como eu, representa uma enorme demanda inexplicavelmente não atendida pela Oi/Telemar.
A notícia abaixo do Plantão INFO passa uma idéia do que vem acontecendo...



INFO - As operadoras móveis tiraram o pé na venda de acesso banda larga via modem GSM por falta de capacidade da rede.

A opinião é de Pedro Ripper, presidente da Cisco do Brasil, que acredita numa subestimação por parte das empresas em relação à procura por pacotes de dados. Ripper apresentou hoje os números do 10º Barômetro de Banda Larga da Cisco, feito pela IDC, que mostra que o Brasil chegou a 1,3 milhão de usuários de banda larga móvel. O total de usuários de internet rápida no país ultrapassou os 10 milhões.
O número de 1,3 milhão, se comparado ao do final de 2007, representa um crescimento de 454% na base de usuários de modems GSM. Mas há um detalhe interessante, quando analisados o primeiro e segundo trimestre de 2008. Nos três primeiros meses, o número de acessos móveis passou de 602 mil para 1,09 milhão, um total de 497 mil novas adições. Entre abril e junho, no entanto, a venda de modems ficou em apenas 215 mil.
“A falta de infra-estrutura de redes e dos modems fez com que as operadoras segurassem as vendas para garantir um serviço de qualidade aos que já tinham acesso por rede celular”, afirma Ripper. O executivo julga a ação como um ato de responsabilidade das empresas.

Leia mais aqui...

Nenhum comentário: