sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Sistema permite carregar aparelhos eletrônicos sem usar fios

A Intel avançou no desenvolvimento de uma tecnologia que permite recarregar aparelhos eletrônicos sem o uso de fios. Seria possível utilizar uma potência de 60 watts a praticamente um metro de distância, com eficiência de 75%.
"A tecnologia poderia ser incluída em mesas ou superfícies de trabalho", afirmou Justin Rattner, chefe de tecnologia da empresa, ao jornal "The New York Times". A idéia é que a tecnologia permita carregar inclusive laptops sem o uso de fios.
A Intel está trabalhando com um sistema desenvolvido por pesquisadores do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), sob orientação de Marin Soljacic. O grupo conseguiu transmitir eletricidade sem fios, abrindo a possibilidade de, em alguns anos, ser possível recarregar celulares ou computadores portáteis sem precisar conectá-los a uma tomada.
O próprio uso de baterias químicas poderá ser dispensado, diminuindo o dano ambiental que elas produzem ao serem jogadas fora.
A idéia por trás do truque é a utilização de dois objetos a uma certa distância um do outro, capazes de trocar a energia com eficiência entre si sem interagir com o ambiente.
O método foi o uso da ressonância magnética, a mesma tecnologia consagrada em aparelhos de diagnóstico médico. Dois objetos que têm a mesma ressonância vibram na mesma freqüência e trocam energia.

Leia mais aqui na Folha ou no NYTimes.com

Nenhum comentário: