quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Ah... os blogs

Comecei ler blogs em algum lugar do já esquecido 2006, pra em seguida, com o incentivo do Prof. Cristovão, iniciar o meu (que a princípio relataria minha viagem aos EUA e só).
Na bagagem levei o best-seller "O Mundo é Plano" do Thomas Friedman e ele apresentou o assunto como uma das facetas da Globalização, afinal, o poder de disseminação de informações e notícias deixara de ser monopólio da imprensa. Qualquer um, conectado à internet, através de textos, fotos e vídeos, teria sua chance... Que impacto isso representaria? Muito...

Hoje o termo "jornalismo cidadão" ganhou mais um reforço. De muito peso inclusive. Os blogs se transformaram em preciosas fontes de informações sobre os atentados em Mumbai, na Índia.
Pessoas até então anônimas se transformaram em agentes in-loco transmitindo ao vivo (usando até mesmo o Twitter, que e destinado a mensagens curtas). Há algumas críticas, como o vazamento de informações para os terroristas, mas vão ter de aprender a lidar com isso.

Abaixo uma dica de leitura sobre o tema:


CINGAPURA (Reuters) - Blogueiros de todas as partes da cidade de Mumbai forneceram atualizações diretas da situação na cidade, após um grupo islâmico ter lançado uma onda de ataques no coração da cidade financeira da Índia. O fenômeno colocou em destaque a manifestação do jornalismo cidadão na cobertura de notícias.
Alguns blogueiros, incluindo um chamado Vinu, transmitiam de forma incessante fotos dos danos causados pelos ataques que deixaram pelo menos 101 mortos e feriram outras 287 pessoas, sendo muitos deles estrangeiros, incluindo ocidentais presos em hotéis de luxo.
As imagens dos atentados também foram colocadas no serviço de compartilhamento de fotos Flickr.
Alguns blogueiros forneceram descrições logo em seguida aos fatos, e chegaram a fazer comentários diretamente dos lugares onde aconteceram, enquanto outros expressavam suas emoções.
"Eu 'tweetei' por toda a noite, também, a partir de Mumbai. Alterada e brava", disse a empresária Dina Mehta, no seu blog www.dinamehta.com/blog.

Leiam mais aqui...

Nenhum comentário: