sábado, 1 de novembro de 2008

Sinais dos tempos


A crise financeira parece ter dado uma trégua, talvez uma daquelas acomodações que sucedem um tremor e que antecedem o seguinte. Mesmo assim, algumas matérias que encontro no fechamento da semana mostram que o tempos são outros. Vou montar um pequeno resumo abaixo com os links indicando os artigos completos:

-Bovespa tem 34 empresas mais valiosas que a GM:
Quem imaginaria que a OGX, petrolífera do empresário Eike Batista, se tornaria mais valiosa que a centenária General Motors (GM) antes mesmo de completar seu segundo ano de existência? Assim como a OGX, outras 33 empresas brasileiras superam a GM em valor de mercado. Em apenas dez meses, a montadora perdeu mais de 10 bilhões de dólares na Bolsa de Nova York, passando a valer somente 3 bilhões de dólares. O montante equivale a um terço do lucro da Petrobras deste ano. (leia mais aqui...)

- Vale corta produção de minério:
A Vale anunciou, nesta sexta-feira (31/10), o corte da produção de minério de ferro em 30 milhões de toneladas métricas anuais. A partir de 1º de novembro, para se adequar ao cenário de desaceleração do crescimento da economia global.
A companhia decidiu paralisar as atividades de algumas minas, produtoras de minérios de menor qualidade, localizadas nos Sistema Sul e Sudeste, em Minas Gerais. Segundo a Vale, essas unidades apresentam maior custo e produzem minérios de qualidade inferior relativamente aos demais produzidos pela mineradora. (Leia mais aqui e aqui...)

- BID reduz projeção de crescimento:
O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) reduziu para 2,5% sua estimativa de crescimento para a economia da América Latina em 2009. O número anterior era de 3%. Isso devido à crise financeira global, informou na última quinta-feira (30/10) o presidente da instituição.
"Estamos pensando em cerca de 2,5% para o ano entrante", disse em entrevista à Reuters Luis Alberto Moreno, presidente do BID, durante a Cúpula Ibero-Americana em San Salvador.

Nenhum comentário: