segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Itaú Unibanco - O novo gigante brasileiro


Para entender um pouco o que levou à "união" entre Itaú Unibanco, vejam abaixo a resposta que seus presidentes deram à seguinte pergunta:

Por que é tão vital ser grande no setor financeiro?


Setubal – Por uma razão prática. Muito prática. Atualmente, as grandes transações entre bancos, sejam elas aquisições ou fusões, não são mais feitas em dinheiro. São feitas com trocas de ações, pelos seus valores de mercado. Portanto, o valor de mercado de uma companhia tornou-se o fator preponderante. É ele, em última análise, que dá a dimensão de sua capacidade de fazer aquisições. Um grande banco, com uma grande capitalização de mercado, é capaz de comprar outros bancos. Esse é um aspecto extremamente importante para entender a lógica dessa transação. Nós nos juntamos exatamente para ampliar nossa capitalização de mercado. E, é claro, para nos proteger de outros bancos com valores de mercado equivalentes. Passamos a ser compradores.

Moreira Salles – Ser número 1 não é lá muito relevante. O importante é termos escala. Ela abre o acesso ao mercado internacional, acesso a recursos lá fora.

Setubal – Mas é um ponto a ser levado em consideração. Ser reconhecidamente o líder e o banco mais forte faz com que você tenha, naturalmente, a preferência dos clientes e de quem faz negócios.

Nenhum comentário: