quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Petrobras e Aracruz do fora do ISE


Gazeta Mercantil - A nova carteira teórica de ações do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), divulgado ontem pela BM&F Bovespa, surpreendeu o mercado com a saída da Petrobras do portfólio de companhias com práticas sócio-ambientais responsáveis. Procurada, a companhia não comentou a decisão da Bovespa, mas a saída do índice é atribuída à não adesão a práticas de responsabilidade ambiental, especialmente no que se refere à redução do teor de enxofre no combustível.

A notícia atendeu ao pleito de organizações não governamentais e secretarias estaduais do Meio Ambiente junto à bolsa paulista. As entidades encaminharam uma carta ao presidente do Conselho Deliberativo do ISE pedindo que a Petrobras fosse excluída da carteira por descumprir a resolução 315 do Conselho Nacional do Meio Ambiente, que em 2002 determinou que, a partir de janeiro de 2009, a quantidade de enxofre no diesel vendido em áreas urbanas fosse reduzida em 97,5%. Entretanto, a petrolífera firmou acordo com o Ministério Público Federal.

"O resultado foi ruim para a saúde da população e para o meio-ambiente, mostrando que a empresa não mantém uma atitude socialmente responsável, usando pressão política para operar", acredita Marcelo Furtado, diretor-executivo do Greenpeace. "Se a empresa continuasse no ISE, afetaria a credibilidade do índice e estaria punindo as empresas que realmente cumprem os requisitos."

Leia mais aqui...

Saiba mais sobre o ISE aqui...

Nenhum comentário: