quinta-feira, 24 de maio de 2007

As mais inovadoras do Brasil e o IBI


Essa é dedicada ao meu amigo Cristovão. Ele tem grande crença na inovação como forma de geração de riqueza...


A Delphi, a Silvestre Labs, a Brasilata e a Santista Têxtil são as indústrias mais inovadoras do País, de acordo com a primeira edição do Índice Brasil de Inovação (IBI), que será divulgado amanhã. O índice levou em conta o esforço e os resultados das empresas em pesquisa e desenvolvimento, comparando seus números com a média do setor em que atuam.
Os setores industriais foram divididos em quatro grupos, de acordo com a intensidade tecnológica: alta, média-alta, média-baixa e baixa. As três primeiras colocadas no grupo de alta tecnologia foram a Delphi, a Embraer e a Marcopolo. "A Delphi tem indicadores de inovação muito acima da média setorial", explica Ruy Quadros, do Departamento de Política Científica e Tecnológica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), um dos pesquisadores do Projeto IBI. "Uma empresa como a Embraer acaba sendo um pouco punida pela metodologia, pois tem um peso setorial muito grande."
A Delphi tem dois centros de pesquisa e desenvolvimento no Brasil, em São Caetano e Piracicaba (SP). "No mundo, registramos duas patentes por dia", diz João Veloso Jr., coordenador de comunicação da empresa. "No Brasil, depositamos pelo menos cinco patentes no ano passado." O Brasil é considerado pela empresa centro de competência mundial em diesel, biodiesel e álcool. O último produto a sair dos laboratórios brasileiros foi a moto bicombustível. "A nova patente que estamos correndo atrás é o motor flex com partida a frio", diz Veloso. "Nos próximos meses devemos chegar a um sistema com partida a 15 graus abaixo de zero sem gasolina." O objetivo é atender ao mercado externo. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

Nenhum comentário: