quinta-feira, 24 de maio de 2007

Esquente a sua carreira


Para a escritora americana Penelope Trunk, ter um blog é uma ótima maneira de sacudir a vida profissional
Por Gabriela Simionato Klein, de Chicago
A americana Penelope Trunk, de 40 anos, é conhecida nos Estados Unidos por escrever conselhos para uma nova geração de profissionais -- pessoas para quem as dicas antigas para conseguir sucesso na carreira já não fazem mais sentido. Experiência e jogo de cintura para isso, a moça tem: casada há 12 anos e mãe de dois filhos, foi de esportista profissional a consultora em carreira, passando por empreendedora e executiva no segmento de tecnologia. Atualmente, Penelope é colunista do site Yahoo Finance e do jornal Boston Globe e tem seus textos replicados em mais de 200 meios de comunicação em todo o mundo. Foi pesquisando a relação entre blogs e carreira para uma de suas colunas que Penelope decidiu testar o que era esse "tal de blog". Gostou tanto da experiência que tem o seu próprio blog -- o Brazen Careerist (http://blog.penelopetrunk.com/) -- e deve a ele o convite para escrever Brazen Careerist: New Rules for Success (ed.Warner Business Books), lançado este mês nos Estados Unidos. Sempre que surge a oportunidade, Penelope indica um blog como elixir para qualquer carreira morna. Foi exatamente sobre esse tipo de registro on-line de pensamentos e notícias que conversou com a VOCÊ S/A, de sua casa em Madison, Estados Unidos.
Por que ter um blog faz bem para a carreira?
Porque ele é um meio de troca, aprendizagem e crescimento. Quando bem executado, o blog se destaca e coloca seu autor em evidência. Claro que isso só acontece quando a pessoa encara o blog como uma oportunidade para expor seus interesses e experiências e escolhe um conteúdo que esteja relacionado de alguma maneira a sua área de atuação. O blog ajuda no networking, torna a pessoa uma referência em sua área e pode abrir portas em outras empresas.
O que "blogar" tem a ver com responsabilidade social?
O blog torna o mundo melhor, pois contribui com a comunidade. E mostra também que, além de profissional experiente e capaz, o blogueiro é comprometido, porque se preocupa em dividir seu conhecimento com outras pessoas.
Todo profissional deve ter um blog?
Sim. Todo mundo pode "blogar" sobre algum aspecto de sua vida profissional. Até quem trabalha em projetos secretos pode abordar assuntos diferenciados que mostrem sua habilidade em pensar de uma maneira crítica e criativa.
O que evitar fazer num blog?
Manter um blog é manter uma conversa. E, para tanto, você deve ter voz própria, opinião. Do contrário, estará apenas divulgando fatos -- e fatos são comuns on-line. Quem não pensa assim, não deve ter um blog. Sempre digo que "blogar" pode fazer a diferença entre uma carreira medíocre e uma que permita tudo-o-que-se-quer-mais-diversão. Mas o segredo é "blogar" e cuidar da carreira em conjunto, com uma abordagem contemporânea. "Blogar" só para conseguir um emprego melhor é o mesmo que ligar para as pessoas da sua rede de contatos somente quando você precisa delas. Um blog efetivo, que gera conversas, precisa estar mais ligado às necessidades da comunidade e ao seu desejo de partilhar conhecimento do que à busca por uma nova oportunidade na carreira . Além do mais, investir na carreira é um processo que nunca tem fim. Então, o blog deve também fazer parte desse investimento.
Que cuidados é preciso tomar na hora de escolher o tema do blog?
É sempre mais fácil se optar por um assunto que você conheça e no qual queira se especializar. O tema deve ser amplo o suficiente para manter o seu interesse - e o das outras pessoas - e específico o bastante para que você possa ser identificado como referência naquele assunto.

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