segunda-feira, 28 de maio de 2007

O que esperar do Brasil em 2020?


Aos gestores atuais e em formação sugiro a leitura do estudo elaborado em parceria pela Ernst & Young e FGV : Brasil 2020 - Os desafios da economia global.


Expansão econômica, maior escolaridade, mas também uma carga tributária elevada e concorrência com a China e outros emergentes estarão no caminho do país


O Brasil deve crescer a um ritmo médio anual de 3,7% entre 2006 e 2020. A taxa é ligeiramente maior que os 3,3% previstos para as demais economias do mundo, mas o suficiente para elevar o Produto Interno Bruto em 671 bilhões de dólares – quantia equivalente à toda a riqueza gerada pelos demais países da América do Sul, América Central e Caribe em 2005.
Além disso, a escolaridade média dos brasileiros crescerá de 7,4 anos para 9,3 anos, o que representará também um aumento na renda média dos trabalhadores, pois cada ano de estudo equivale a um salário 10% maior.
A expansão do PIB e da renda dos brasileiros fará do país o 10º maior mercado consumidor do mundo em 2020. Do grupo de países conhecido como Bric (Brasil, Rússia, Índia e China), apenas a China estará à frente do Brasil – a expectativa é de que ocupe o terceiro lugar. A Índia será o 11º maior mercado.
Mas o cenário do país não é composto apenas por projeções positivas. Ao lado de números otimistas, o país continuará convivendo com problemas como a elevada carga tributária, e o desafio de enxugar o tamanho da máquina pública.
Esses são alguns dos tópicos abordados no estudo Brasil 2020 – Os desafios da economia global, elaborado em conjunto pela consultoria Ernst & Young e pela Fundação Getúlio Vargas.



Nenhum comentário: