segunda-feira, 7 de julho de 2008

Fiat é a empresa do ano de Melhores e Maiores de EXAME

Montadora é o destaque da 35ª edição do anuário; confira os 18 premiados

EXAME A Fiat foi a montadora que mais soube aproveitar o bom momento do mercado automotivo brasileiro. No ano passado, a empresa liderou o setor, com 26% de participação nas vendas, faturou 13,5 bilhões de dólares e lucrou quase 1 bilhão de dólares no país. Sua taxa de rentabilidade – 51% - foi a melhor da auto-indústria. Esses foram alguns dos motivos que levaram a Fiat a ser a empresa do ano de Melhores e Maiores de EXAME.

A virada da montadora começou em fevereiro de 2004, quando o paulista Cledorvino Belini assumiu o comando das operações na América Latina – trata-se do primeiro brasileiro a comandar a subsidiária instalada em Betim, na Grande Belo Horizonte, em 32 anos. Belini concentrou-se em elevar a rentabilidade do negócio e renovou a linha de produtos. Sob sua direção, a Fiat lançou os modelos Idea e Punto, além de reestilizar o Stilo e o Palio, carro mais vendido da montadora.

O Brasil responde por 23,5% do faturamento global da Fiat, cuja sede fica em Turim, na Itália. É a maior operação da empresa fora do país-natal. Os bons resultados e o peso do mercado brasileiro levaram a matriz a programar investimentos de 5 bilhões de reais até 2010. Os recursos serão aplicados em tecnologia, desenvolvimento de novos produtos e na ampliação da fábrica de Betim – a maior do grupo no mundo.

A liderança da Fiat manteve-se nos cinco primeiros meses deste ano, com 25% das vendas. A Volkswagen, com 22%, vem em seguida. O mercado aguarda, agora, como os consumidores reagirão diante do lançamento do novo Gol, o fato mais comentado pelo setor neste ano.

Leia mais aqui.

Nenhum comentário: