terça-feira, 1 de julho de 2008

Vale a pena ler: Empresas feitas para vencer


Recebi o Boletim Informativo do Instituto Endeavor e com ele uma dica já conhecida de muitos, mas vale relembrar...

O que fazer para uma empresa alcançar a excelência? A partir desse questionamento, o consultor americano Jim Collins realizou a pesquisa que deu origem ao livro Empresas feitas para vencer, da série Good to great. Publicada em 2001, o livro aborda o que é necessário para que uma boa organização consiga gerar excelentes resultados sustentáveis.

Ao longo de cinco anos, o especialista analisou a trajetória de 28 empresas. Após examinar minuciosamente os dados e centenas de páginas de entrevistas com executivos, Collins descobriu o que ele chamou de determinantes-chave para explicar por que algumas companhias conseguem brilhar e outras não.

Incluído pela Business Week entre os dez melhores livros de negócios de 2001, o livro aponta a utilização da tecnologia como um dos fatores determinantes para o sucesso de uma organização.

Além disso, diz Collins, as empresas que atingem esse grau de excelência geram retornos acionários acumulados muito superiores aos da média geral do mercado, ultrapassando inclusive algumas das maiores corporações do mundo, como a Coca-Cola, a Intel, a General Electric e a Merck.

Nenhum comentário: